DUARTE NOGUEIRA

PERFIL

Paulista de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira nasceu em 16/05/1964, é engenheiro agrônomo formado pela Faculdade de Agronomia 'Manoel Carlos Gonçalves', de Espírito Santo do Pinhal. Tem três filhos – Antonio e os gêmeos João e Octávio - e começou cedo na política, seguindo o exemplo do pai, Antonio Duarte Nogueira, médico e prefeito de Ribeirão Preto por duas vezes (de 1969 a 1973 e de 1977 a 1983).

Aos 28 anos foi candidato a prefeito de Ribeirão, chegando ao segundo turno. Não se elegeu, mas a projeção conquistada garantiu que ele fosse o deputado estadual mais votado de seu partido em todo o Estado, dois anos mais tarde, com 69.319 votos. Sua liderança despertou a atenção do saudoso Mário Covas, que o convidou para ser o primeiro secretário de Habitação de seu governo, cargo que ocupou de 95 a 96.

Seu trabalho na Habitação e na Assembléia Legislativa garantiram sua reeleição, em 1998, como o deputado estadual mais votado na região, com 57.521 votos. Conciliador e articulado, foi nomeado vice-líder do governo Covas em fevereiro de 2000 e líder do governo em março de 2001, a convite do governador Geraldo Alckmin, função que desempenhou até dezembro de 2002. No mês seguinte, já reeleito para o terceiro mandato de deputado estadual, obtendo 103.851 votos, assumiu a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Os três anos e três meses em que permaneceu na função, foram, segundo ele, um dos maiores desafios que enfrentou por conta da envergadura do agronegócio paulista. Recebeu o reconhecimento do setor produtivo pelas ações e programas que implantou e intensificou na secretaria e sua destacada atuação fez com que fosse eleito presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Agricultura, de 2005 a 2006.

Por força da legislação eleitoral, desincompatibilizou-se da Secretaria de Agricultura em março de 2006 e reassumiu seu terceiro mandato na Assembléia Legislativa em 1º de abril. Foi eleito deputado federal com 170.319 votos.

Na Câmara, é vice-líder da bancada do PSDB, formada por 57 parlamentares. Integra as Comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Fiscalização Financeira e Controle; Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, além de comissões especiais, como a Código Florestal Brasileiro e a de Energias Renováveis. Nogueira é o relator da Subcomissão Permanente de Acompanhamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento e também integra a subcomissão permanente de Radiodifusão.

TWITTER:
www.twitter.com/duarte_nogueira
PERFIL NO ORKUT:
www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=18255402663172959977
COMUNIDADE:
www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=23319973
SITE:
http://www.duartenogueira.com.br/