domingo, 8 de agosto de 2010

Entrevista com Duarte Nogueira: "José Serra é o mais preparado para assumir o comando do país"

(Entrevista concedida ao site Ribeirão Preto OnLine em maio de 2010)

Duarte Nogueira é deputado federal pelo PSDB. Ao longo de sua trajetória política, iniciada em 1994, foi deputado estadual por três mandatos consecutivos, secretário de Habitação do Estado de São Paulo entre os anos de 1995 e 1996 e secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, entre 2003 e março de 2006. Na Câmara, onde assumiu seu primeiro mandato em 2007, é vice-líder da bancada do PSDB. Integra as Comissões de Agricultura; Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Orçamento.

O Ribeirão Preto Online conversou com Nogueira que falou, entre outros assuntos, da atual situação da saúde em Ribeirão Preto e das eleições 2010.

Confira a entrevista:

Ribeirão Preto Online: Como avalia o governo da prefeita Dárcy Vera (DEM)?

Duarte Nogueira: Eu creio que a prefeita está tentando acertar. São vários os desafios que ela tem a enfrentar e o maior deles talvez seja preparar a cidade para o futuro ao mesmo tempo em que se tem de resolver as demandas de hoje, urgentes.

Ribeirão Preto Online: E o presidente da Câmara de Ribeirão Preto, Cícero Gomes, como analisa o trabalho realizado?

Nogueira: O vereador Cícero é muito experiente e habilidoso e tem sensibilidade para colocar em discussão na Câmara os assuntos e projetos que são de interesse da cidade.

Ribeirão Preto Online: A CPI da Feira do Livro causou muita discussão em Ribeirão Preto. Qual sua opinião sobre o caso?

Nogueira: A Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto já foi incorporada à programação dos grandes eventos culturais brasileiros. Se há recursos públicos investidos no evento é preciso que haja prestação de contas e isso ocorre. Mesmo porque se não ocorresse, o evento estaria impedido de receber recursos em edições seguintes. Se o assunto não prosperou na Câmara é sinal de que a maioria dos vereadores entende que os mecanismos de controle e fiscalização sobre o evento são suficientes.

Ribeirão Preto Online: Motivo de grande descontentamento por parte da população, a saúde em Ribeirão Preto vive um de seus piores momentos administrativos. Como analisa a situação e o que acha precisa ser feito para mudar o cenário atual?

Nogueira: A saúde sempre será objeto de discussão em qualquer parte. Veja como foi acirrado o debate nos Estados Unidos para a aprovação de uma reforma no setor que ampliasse a cobertura médica a milhões de americanos sem qualquer tipo de assistência. No entanto, no Brasil o problema é a gestão. O orçamento da área pode ser multiplicado várias vezes e ainda assim haverá problemas. O sistema de saúde tem de ser informatizado e integrado, para dar agilidade, o atendimento tem de ser humanizado e os profissionais têm de ser treinados e valorizados.

Ribeirão Preto Online: Como vê o trabalho realizado pela imprensa ribeirão-pretana na cobertura de acontecimentos políticos?

Nogueira: Acho que poucas cidades do interior do país têm uma concentração de meios de comunicação como Ribeirão Preto tem. Temos jornais diários, semanário, revistas, sites, afiliadas das redes de televisão, emissoras de rádio. Assim, a cobertura dos assuntos da cidade é boa. Acho que os veículos poderiam abrir mais espaço para abordar o trabalho dos representantes da cidade tanto na Assembléia Legislativa como na Câmara dos Deputados. É uma forma de a população acompanhar o que estamos fazendo. É também um meio de a população cobrar, fiscalizar e participar dos mandatos. Sempre defendemos que o eleitor deve escolher bem e para isso ele precisa ter informações sobre as ações e posicionamento de quem lhe representa.

Eleições

Ribeirão Preto Online: Quais as principais dificuldades que encontrou para implantar seu trabalho como deputado federal?

Nogueira: Sou um deputado de primeiro mandato entre os 513 na Câmara Federal. As dificuldades para quem chega são maiores. Além disso, estamos na oposição. Mesmo assim, creio que conseguimos espaços importantes. Somos um dos vice-líderes do PSDB e isso nos dá maior visibilidade e espaço na discussão das matérias e no encaminhamento dos assuntos que interessam à região. Além disso, fomos indicados a integrar comissões técnicas que sempre são muito disputadas pelos parlamentares, como é o caso da Comissão de Agricultura e a Comissão de Orçamentos Públicos e Fiscalização. E fazemos parte também das Comissões de Ciência, Tecnologia e Informática e da de Fiscalização Financeira e Controle, onde temos a oportunidade de analisar com rigor as ações do governo, cobrar transparência no uso do dinheiro público, enfim, desempenhar o papel de fiscalizar o Executivo.

Ribeirão Preto Online: Ao longo de sua carreira política, o senhor acumulou uma longa lista de ações e projetos apresentados. Quais os principais projetos que o senhor destaca e o que ainda pretende realizar caso seja reeleito?

Nogueira: Ao longo de 16 anos, tivemos a oportunidade de três mandatos consecutivos como deputado estadual, de ocupar as Secretarias de Habitação, no governo Mário Covas, e de Agricultura, na gestão de Geraldo Alckmin e agora estamos cumprindo o primeiro mandato como deputado federal. Nesse período, procuramos ser um interlocutor da população de Ribeirão Preto e da região junto aos governos do Estado e o federal na defesa dos interesses e na busca de investimentos. Na Assembléia Legislativa, por exemplo, fomos o relator da lei que estabeleceu a eliminação gradativa da queima da cana, que foi a primeira lei desta natureza no país. Também propusemos a Lei que dispõe sobre o descarte final de produtos potencialmente perigosos. Na Secretaria de Habitação, implantamos a distribuição de casas por meio de sorteios públicos, a reserva de 5% das unidades para portadores de necessidades especiais e o contrato passou a ser assinado preferencialmente em nome das mulheres. Na Agricultura, tivemos a felicidade de inaugurarmos o Bom Prato Ribeirão Preto, que serve atualmente 1.440 refeições todos os dias a R$ 1,00, reformulamos o Centro de Cana, que figura entre os mais importantes centros de pesquisa em cana do mundo. E como deputado federal, canalizamos, por meio de emendas parlamentares, mais de R$ 30 milhões para obras em toda a região. E procuramos ter uma conduta nas discussões dos assuntos na Câmara Federal que corresponda aos anseios da região. Fomos favoráveis, por exemplo, à aprovação do ficha limpa, cobramos a redução nos gastos do governo e transparência nas despesas públicas e fomos contrários à renovação da CPMF e à criação de qualquer novo imposto.

Ribeirão Preto Online: Qual sua posição sobre o projeto de lei que concede férias aos deputados durante o período da Copa do Mundo?
Nogueira: Os deputados e senadores já têm o recesso parlamentar em janeiro e julho. Aprovar férias no período da Copa do Mundo é um contrassenso, já que nenhum trabalhador brasileiro terá este benefício.

Ribeirão Preto Online: Com relação à presidência nacional, como o você avalia os oito anos de mandato do presidente Lula?

Nogueira: O presidente Lula também teve seus méritos, que foram dar continuidade à política econômica implantada nas gestões de Fernando Henrique Cardoso e ampliar os programas sociais que já existiam e que foram unificados com o Bolsa Família. No entanto, o que o Brasil teve nestes oito anos foi um governo virtual, que só existiu na propaganda. A máquina pública foi inchada para atender aos interesses dos partidos aliados, os gastos públicos estão nas alturas, enquanto o cidadão continua sendo explorado, pagando imposto para sustentar o governo e sem ter retorno em forma de serviços de qualidade. Além disso, não podemos nos esquecer da coletânea de escândalos, como o do mensalão, que este governo teve.

Ribeirão Preto Online: O senhor já criticou os métodos utilizados pelo governo do presidente Lula para conter a violência no campo. O que é preciso mudar para que isso aconteça?

Nogueira: Sim. Tivemos várias iniciativas neste sentido. Ainda em 2007, pedimos a instauração de processo contra dois ministros – da Justiça, Tarso Genro, e Jorge Félix, do Gabinete de Segurança Institucional – por fazerem vistas grossas às ocupações e ataques promovidos por grupos ligados a movimentos como o dos sem-terra. É claro que a Mesa da Câmara, seguindo orientação do governo, não deu prosseguimento ao nosso pedido. O fato é que o governo se mantém omisso na sua obrigação de manter a ordem. Assim, essa insegurança no campo acaba atrapalhando a produção. O que é preciso fazer? O governo deve apenas cumprir a lei.

Ribeirão Preto Online: Marina Silva na sua opinião tem alguma chance, ou ficará abaixo na preferência popular como Heloísa Helena?

Nogueira: É difícil fazer qualquer projeção neste momento. O que posso falar é da nossa expectativa positiva em torno da pré-candidatura do PSDB à Presidência da República. O ex-governador José Serra é o mais preparado para assumir o comando do país e o eleitor saberá reconhecer isso.

Ribeirão Preto Online: Quais suas pretensões para o futuro na política?

Nogueira: Sou pré-candidato à reeleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário