domingo, 8 de agosto de 2010

PERFIL DE WELSON GASPARINI

Natural de Batatais, onde nasceu em 1 de dezembro de 1936, Welson Gasparini é o penúltimo dos 7 filhos do pedreiro e pequeno comerciante batataense Victório Gasparini, prematuramente falecido em 1954; de sua educação e da dos demais irmãos ocupou-se sua mãe, dona Deolinda Breguerolli.

Professor, advogado, jornalista e radialista, Gasparini é casado com Auri Stella Menna Barreto, pai de Welson Jr. (advogado e ex-vereador), de Luciana (professora e tradutora de inglês) e dos gêmeos (ambos advogados e músicos profissionais) Maurício e Marcelo.

Após fazer o primário no grupo escolar Washington Luís e iniciar o colegial no Colégio São José (em Batatais), Gasparini veio para Ribeirão Preto no início de 1957 (morando inicialmente na Vila Tibério) para fazer o curso normal no “Otoniel Mota” – dos 17 aos 19 anos – e, naturalmente, trabalhar.

Iniciou sua vida profissional como radialista e, em 1958, pilotando um fusquinha verde, elegeu-se vereador pelo PDC (Partido Democrata Cristão), sendo o mais votado da legenda; quatro anos depois, em 1963, na mais imprevisível das disputas, elege-se prefeito pelo PRP (Partido de Representação Popular), a única legenda que lhe deu abrigo – ainda assim porque Virgílio Salata, presidente do partido, era sogro de seu irmão Wilson.

Em 1970, elegeu-se deputado estadual com 38853 votos; em 1972 e em 1988 , prefeito mais duas vezes; em 1994, deputado federal e, em 2005, novamente prefeito, exerceu seu quarto mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário